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Exercícios de interpretação de TEXTO

O problema ecológico

            Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

Afrânio Primo. Jornal da Manhã (adaptado).


1. Segundo o Texto I, o cientista americano está preocupado com:

a) a vida neste planeta.

b) a qualidade do espaço aéreo.

c) o que pensam os extraterrestres.

d) o seu prestígio no mundo.

e) os seres de outro planeta.


2. Para o autor, a humanidade:
a) demonstra ser muito inteligente.

b) ouve as palavras do cientista.

c) age contra sua própria existência.

d) preserva os recursos naturais.

e) valoriza a existência sadia.

3. Da maneira como o assunto é tratado no Texto I, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
a) a destruição é inevitável.

b) a civilização o está destruindo.

c) a humanidade preserva sua existência.

d) as guerras são o principal agente da destruição.

e) os recursos para mantê-lo não são suficientes.

4. A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:

a) inimigo.

b) velho.

c) estranho.

d) famoso.

e) desconhecido.

5. Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de: também, incrível e caráter.
a) alguém, inverossímil, tórax
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós

6. (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:
a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?

7. (UF-PR – ACENTUAÇÃO) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

8. (BB) Não leva acento:
a) atrai-la
b) supo-la
c) conduzi-la
d) vende-la
e) revista-la

9. (BB) Noite:
a) hiato
b) ditongo
c) tritongo
d) dígrafo
e) encontro consonantal

10. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantem o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Polícia intervem na greve dos metalúrgicos.
c) Aposentados mantem a esperança no reajuste.
d) Policiais detem três suspeitos de assalto a banco.

11. Complete as frases com por que, por quê?, porque ou porquê.
a) Se assim o faz, poderá dizer o__________________?
b) Calmo é o lago_____________________navegamos.
c) ____________________não disseste a verdade?
d) Não fui à festa_______________devo estudar muito.
e) Todos ansiavam_______________o dia amanhecesse.
f) Nada foi resolvido, __________________________?
g) Ora! ______________________poucos alunos leem?
h) Diga-me____________________motivo não vieste.
i) Não me interessa o motivo__________________você deixou de comparecer.
j) Quero o livro_______________________pertence.
l) Alguém poderia explicar-me _________________não há reunião hoje?
m) ____________________o homem vive em constante angústia?
n) Foi difícil compreender o__________________de sua atitude inesperada.
o) Os motoristas estavam desesperados _____________ fora anunciado para os próximos dias novo aumento do preço do óleo diesel.
p) De repente, todos se calaram___________________?

12. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá: _______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) pode/pôde: _______________________________________________________________________________________________________________________________________
c) pôr/ por: _______________________________________________________________________________________________________________________________________

13. (EPCAR – ACENTUAÇÃO) Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico:
a) Troia, item, Venus
b) hifen, estrategia, albuns
c) apoio (subst.), reune, faisca
d) nivel, orgão, tupi
e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu

14. (BB) Opção correta:
a) eclípse
b) juíz
c) agôsto
d) saída
e) intúito

15. (BB) “Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões”.
a) 5 acentos
b) 4 acentos
c) 3 acentos
d) 2 acentos
e) 1 acento

16. (BB) Leva acento:
a) pêso
b) pôde
c) êste
d) tôda
e) cêdo

1.A, 2.C, 3.B, 4.D, 5.A, 6.A, 7.A, 8.C, 9.B, 10.a) mantém, b) intervém, c) mantêm, d) detêm, 11.a)porquê, b)por que, c)por que, d) porque, e) porque, f) por quê, g) por que, h)por que, i)por que, j) porque, l)por que, m)por que, n) porquê, o)porque, p)por quê, 12. A sábia moça sabia sobre o sabiá.Ontem ele não pôde vir, mas hoje ele pode. Vou pôr o carro na garagem por você. 13.B, 14.D, 15.A, 16.B

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