Home

Termos da Oração

Para escrevermos ou falarmos uma oração, precisamos de, no mínimo, duas coisas: sujeito e predicado. Um monte de conceito e nome estranho, né? É, é verdade. Mas, acredite, você faz isso todo santo dia, até pra comprar uma simples água mineral do bar da escola, você precisa formular orações com com sujeito e predicado, quer ver?

Assim, o pronome “Eu” é o sujeito e “quero uma água mineral” é o predicado da oração acima. Vamos, então, dar uma olhada no conceito de sujeito e de predicado. De acordo com os gramáticos Celso Cunha e Lindley Cintra (1984), sujeito “é o ser sobre o qual se faz uma declaração; o predicado é tudo aquilo que se diz do sujeito”. Pra ficar ainda mais claro, vamos lembrar da definição da aula da Prof.a Camila:

Sujeito: É o termo com o qual o verbo concorda em número e pessoa.

Predicado: É o termo da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.

Como podemos perceber, são definições diferentes, mas não necessariamente conflitantes. Na verdade, as duas estão corretas e são complementares entre si. Você pode escolher aquela que você acha mais simples e/ou mais fácil. Na verdade, você não precisa decorar a definição de sujeito se você não quiser. O que importa é que você saiba identificá-lo na oração. Muitas vezes, saber a definição pode ajudar (e muito!) nesse sentido. Uma boa dica de como descobrir o sujeito de uma oração, é fazer a pergunta “Quem é que…?” para o verbo. A resposta será o sujeito. Retomando o exemplo anterior, seria algo mais ou menos assim: “Quem é que quer uma água mineral?” A resposta é “Eu”, logo, “Eu” é o sujeito dessa oração.

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?